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Código Filtros Brasil, Concorrência ou Original

OU

Conheça a função de cada filtro e a importância de trocá-los

A função de cada Filtro

 

Filtro de Cabine

 

Função: Filtra o ar que vem da rua para dentro dos carros pelo ar condicionado e retira odores.

Troca: 10 mil km rodados ou a cada 6 meses, conforme orientação da montadora.

E e se eu não trocar? O filtro vencido ou saturado não impede mais a entrada de impurezas e cheiros da rua no carro. Além do cheiro, o filtro velho pode impedir o fluxo de ar.

 

Filtro do Combustível

 

Função: Evita que pó, ferrugem, água e sujeira cheguem à bomba de combustível e ao bico injetor.

Troca: Entre 10 mil e 15 mil km rodados, conforme orientação da montadora.

E se eu não trocar? O filtro vencido ou danificado pode comprometer a bomba de combustível e sujar o sistema de injeção, especialmente os bicos injetores, provocando falhas e comprometendo o rendimento.

 

Filtro do Óleo

 

Função: Elimina as impurezas geradas pela fricção das peças móveis do motor e partículas derivadas da combustão. 

Troca: Sempre quando realizar a troca do óleo, geralmente entre 10 e 15 mil km rodados.

E se eu não trocar?  O filtro vencido vai deixar que impurezas cheguem ao motor podendo danificar peças como pistões, cilindros, anéis, válvulas e mancais. E, em casos extremos, até fundir o motor.

 

Filtro do Ar

 

Função: Separa e elimina as partículas impuras do ar aspiradas pelo motor, garantindo que somente o ar livre de impurezas chegue à câmara de combustão.

Troca: 10 mil km rodados, em média. Não podem ser limpos com jato de ar.

E se eu não trocar? A entrada de impurezas no motor eleva o consumo de combustível e diminui a potência do carro nas retomadas de velocidade, pois o excesso de sujeira faz com que o propulsor tenha que fazer mais força para puxar o ar. 

 

É importante destacar que todos os filtros do veículo devem ser verificados nas revisões periódicas do carro.